Escola de Aplicação da FEUSP

ESCOLA DE APLICAÇÃO
Faculdade de Educação da USP

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NÚCLEO DE INCLUSÃO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE DA EAFEUSP

O Núcleo de Inclusão Escolar e Acessibilidade – Niea destina-se ao apoio, fomento e promoção das ações pedagógicas voltadas à garantia de inclusão escolar das e dos estudantes matriculados na EAFEUSP, que compõem o público atendido pela educação especial, quais sejam: pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. O núcleo visa, portanto, integrar diversas ações e projetos de forma articulada com a equipe escolar, constituindo uma rede de apoio às e aos estudantes, à escola e à família, por meio de ações que viabilizem o acompanhamento da trajetória escolar e do processo de aprendizagem das e dos estudantes.

O Núcleo de Inclusão Escolar e Acessibilidade da EAFEUSP, criado em 2023, destina-se ao apoio e ao fomento das ações destinadas aos estudantes matriculados na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, que compõem o grupo de estudantes com deficiência (sensoriais, motoras ou intelectuais), transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação.

É composto por diferentes profissionais da equipe escolar, tais como, membros da equipe técnico-pedagógica, professores do ensino comum e da educação especial, estudantes de graduação, entre outros. Visa integrar diversas ações e projetos com objetivos específicos, desenvolvidos de forma articulada, constituindo uma rede de apoio aos estudantes, à escola e à família, por meio de suportes e ações escolares que viabilizem o acompanhamento da trajetória escolar e do processo de aprendizagem dos estudantes.

NOSSOS PRINCÍPIOS

Fundamentada na concepção da educação especial na perspectiva inclusiva, prevista na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), temos como princípios o trabalho coletivo para garantir o direito à educação de todos os estudantes, buscando possibilitar condições adequadas para o acesso, a construção do conhecimento e a aprendizagem, “colocando-se a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação”. Dessa maneira, o intuito é conceber as necessidades do ponto de vista do direito à educação escolar, direcionando o olhar para as potencialidades de cada estudante, considerando a deficiência como uma construção social.

Compactuamos que:

Todo estudante tem direito à educação;

  • A deficiência não deve ser motivo de discriminação e negação ao seu direito de aprender;
  • Cada estudante tem suas singularidades e é único em seus modos de ser e aprender;
  • O trabalho colaborativo entre a educação especial e o ensino regular é benéfico a todos os estudantes, as barreiras estão no ambiente e podem ser eliminadas por meio do trabalho conjunto;
  • A parceria com a família é fundamental para a construção dos caminhos escolares.