A prática de estágios é um componente fundamental da Escola de Aplicação, conforme explicitado em seu Regimento, que destaca o acolhimento dessa atividade como um dos objetivos da escola. Com base nas determinações da Lei Federal 9394/96 (LDB), da Deliberação 12/97 do Conselho Estadual de Educação e Resolução 1/02 do Conselho Nacional de Educação, o papel do estágio na formação do professor pressupõe:

1 – Além de fornecer elementos para o competente exercício da docência em disciplinas específicas, o estágio deve possibilitar uma visão geral das tarefas, objetivos e problemas concretos de um professor inserido numa instituição escolar.

2 – O estágio deve ser prática integrada à proposta pedagógica de cada escola, de modo a representar uma contribuição efetiva à consecução dessas propostas.

A Escola de Aplicação tem um papel importante na implantação desse conceito de estágio e tem feito esforços para obter maior integração dos estagiários a sua proposta pedagógica. O objetivo deste material é explicitar as diretrizes que regem os estágios na escola e apresentar possibilidades de inserção do estagiário, esperando com isso tornar essa prática uma experiência positiva para os vários agentes envolvidos.

Estágios Supervisionados na EAFEUSP

A Escola de Aplicação da FEUSP tem como um de seus objetivos contribuir para a formação acadêmica de estudantes de graduação das mais diversas unidades da USP e de outras instituições de ensino superior.
Trata-se de uma etapa fundamental para o desenvolvimento profissional de futuros professores.

Procedimentos para realização de estágios na Escola de Aplicação da FEUSP

1º semestre de 2024

Divulgação das oportunidades de estágio na EA e inscrições on-line (formulário disponível no site da EA no período de inscrição)

Período: de 28 de fevereiro a 08 de março de 2024

Recepção dos estagiários

Os candidatos receberão um email confirmando a inscrição e serão orientados a entrar em contato com o professor responsável, que selecionará os estagiários e definirá o início das atividades.

1ª Reunião de apresentação da EA com candidatos

Segunda-feira, 11 de março de 2024, às 09h

Terça-feira, 12 de março de 2024, às 14h

* O tempo da reunião poderá ser contabilizado para as horas de estágio.

Desenvolvimento e Finalização dos estágios

Ao final do período de estágio, os estagiários deverão preencher o formulário de feedback das atividades realizadas na EA, cujo link será oportunamente  divulgado.

O professor responsável na EA poderá exigir, ou não, a apresentação de relatório.

Informações e contato: estagios.eafeusp@gmail.com