Início das atividades em 1996, sob o nome de “Orientação Sexual Adolescente”: necessidade de se efetivar um trabalho ligado à sexualidade junto a crianças e adolescentes no espaço escolar, acompanhando as políticas de educação para a saúde e prevenção nas escolas.
De 2006 a 2012: redução do grupo de professores participantes no projeto – gênero e sexualidade trabalhados como tema transversal no currículo (um encontro trimestral em cada uma das turmas do EFII e EM).
No EF I, as ações são desenvolvidas no currículo.
De 2013 a 2019: reconstituição do grupo, agora formado por professoras, professores e estagiárias e estagiários, bolsistas ou não.
O projeto amplia seu espectro, incorporando e aprofundando debates sobre diversos temas.
O Programa de Gênero e Sexualidade foi elaborado a partir da necessidade de se efetivar um trabalho ligado à sexualidade humana, junto às crianças e adolescentes, dentro do espaço escolar. O interesse pelo tema é grande nas diferentes faixas etárias. Muitos alunos estão iniciando um processo de profundas transformações em suas vidas e outros já vivenciam efetivamente sua sexualidade.
A questão sexual é veiculada de forma intensa pelos meios de comunicação de massa, aos quais os alunos têm acesso em seu cotidiano, e nesses meios a sexualidade é tratada, na maioria das vezes, sem a mínima preocupação educativa, sendo utilizada apenas com o apelo consumista ou de forma preconceituosa e discriminatória. O jovem inicia a sua vida sexual cada vez mais cedo, e muitos adolescentes desconhecem o próprio corpo e não se atrevem a pedir orientação.
A desinformação e a falta de reflexão tem levado muitos adolescentes à gravidez não planejada, às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a AIDS e ao aborto, praticado indiscriminadamente. É extremamente importante e necessário que o adolescente compreenda o funcionamento e o desenvolvimento do seu corpo, questione os papéis sociais do homem e da mulher, discuta sobre a diversidade sexual e desenvolva atitudes positivas e sadias no que se refere a sua sexualidade e a do outro, construindo sua identidade por meio de informações e reflexões que possibilitem uma responsabilidade social frente a sua sexualidade.
O projeto objetiva, dentro da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – EAFEUSP, discutir as construções e reconstruções das identidades de gênero, as desigualdades de gênero e questões relacionadas à sexualidade e à orientação sexual, auxiliando na superação de estereótipos, preconceitos e formas de discriminação, como o machismo e a LGBTfobia.
Este projeto apoia-se na importância da discussão sobre diversidade sexual, orientação sexual, gênero e respeito aos diretos humanos no ambiente escolar. No contexto atual, julgamos fundamental exercer o debate crítico e fomentar o respeito às diferenças presentes em nossa sociedade.
Criar um espaço onde o jovem possa se posicionar sem medo, trazendo suas dúvidas, satisfazendo as suas curiosidades e, principalmente, refletindo sobre a sexualidade enquanto uma dimensão do relacionamento humano; e proporcionar informações, reflexões e vivências liberadas de preconceitos e tabus.
O projeto atua numa diversidade de espaços e formatos da escola. Um deles é o “Espaço Projeto”, momento incorporado à grade horária regular da escola, que visa garantir a discussão de temas diversos com os diferentes grupos de crianças e adolescentes, alcançando todos(as) os(as) estudantes do EFII e EM.
São também oferecidas disciplinas eletivas onde os(as) alunos(as) podem discutir temas ligados a gênero e sexualidade, aberta a estudantes do Ensino Médio. Além do evento Jornada de Gênero e Sexualidade, evento anual que conta com a presença de convidados, ampliando e aprofundando as discussões.
Estas atividades, além de extremamente importantes para os(as) alunos(as) da escola, constituem-se também em uma oportunidade especial de formação para estudantes de licenciatura.