Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Comunicados

Negritude

Projeto Negritude

O projeto Negritude da EAFEUSP tem por objetivo mostrar a história e a cultura dos povos de origem africana no mundo e discutir as questões étnico-raciais, tanto do ponto de vista cultural quanto político. Assim sendo, constitui-se como uma ação afirmativa, com vistas a incentivar uma atitude positiva em relação à identidade negra, principalmente no que diz respeito à formação da identidade afrobrasileira.O projeto teve início em 2004, em um movimento da comunidade escolar para articular ações em torno da questão do preconceito. Além disso, relaciona-se de forma direta ao tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998 (a pluralidade cultural) e a lei 11645 (sobre o ensino da história e cultura africana, afrobrasileira e indígena). Criou-se desta forma uma demanda interna de tornar visível a história e a cultura de origem africana na EA, reconhecendo-as como traços constituintes de todo e qualquer cidadão brasileiro.

São objetivos do Projeto Negritude:

  • Aplicar a lei 11645 de forma ampla, abrangendo todos os alunos da escola.
  • Entender e repudiar toda forma de discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais.
  • Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.
  • Produzir material didático-pedagógico que contemple a diversidade étnico-racial na escola.
  • Desenvolver um trabalho interdisciplinar, em torno dos temas relacionados à Negritude.
  • Reconhecer que historicamente o racismo e as desigualdades sociais contribuíram e contribuem para a exclusão de uma grande parcela da população afro descendente.
  • Participar efetivamente nas lutas contra o racismo buscando a efetivação de um currículo escolar antirracista.
  • Contar a história do movimento negro brasileiro.

As atividades do Negritude na EAFEUSP incluem a realização de atividades em aulas do Espaço Projeto, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; a promoção de eventos com convidados (Semana da África e Semana da Consciência Negra); o estabelecimento de parcerias com professores da EA e com projetos especiais (Projeto Rappers, PIBID e Programa Aprender com Cultura e Extensão); e a realização de encontros para aprofundamento do tema, na forma de grupo de estudos.

Nosso e-mail: negritude@fe.usp.br

Nosso blog: http://negritude-ea.blogspot.com.br/