ESPAÇO DEMORÁTICO – BONS PENSAMENTOS

Apresentação

Na Escola de Aplicação, desde o início do período de isolamento social,
temos refletido sobre o nosso papel na vida das crianças e famílias. 

 

A escola iniciou um sistema ensino remoto, com atividades postadas semanalmente no site oficial da EA, e os alunos têm interagido com os professores por meio de ferramentas de comunicação online. Sabemos que o trabalho a distância não substitui o que podemos oferecer estando juntos, presencialmente, no dia-a-dia com nossos alunos. No entanto, entendemos a importância de manter nossas as crianças ativas, vinculadas à escola, e encontrando sentido nos afazeres para além da própria sobrevivência. 

Diante do contexto atual, em que lutar pela vida parece ser a única tarefa verdadeiramente imprescindível, garantir significados na aprendizagem e na interação afetiva com os parceiros da vida escolar tem sido de extrema importância para que nossa realidade se torne algo a mais do que apenas assistir a passagem dos dias. As atividades propostas pela escola, mesmo aquelas que geram resistência nas crianças, mantem vivas as conexões com uma normalidade que todos desejamos ver restabelecida. 

Esses sentidos podem estar nas tarefas escolares, na manutenção dos processos de aprendizagem, e também nas reflexões sobre a realidade, sobre o momento que atravessamos. Ajudar as crianças a elaborar seus medos, suas angústias e suas estranhezas com esse período também é nossa função como professores, principalmente nessa escola, em que acreditamos na força do diálogo e das relações solidárias. 

Assim, fizemos às crianças algumas propostas para ajudar a elaborar seus sentimentos, expor em suas linguagens como estão atravessando esse momento. Em uma das atividades, apresentamos a elas um texto no qual a personagem aprende, por meio de uma viagem muito especial, a elaborar pensamentos positivos e colocar numa bandeirinha na janela, na esperança de que o vento leve esses pensamentos e espalhe por todos os lugares. As crianças elaboraram seus pensamentos, em desenhos e escritas que significam muito, pois traduzem um esforço de comunicar sentimentos em suas muitas formas de compreender a escrita e em seus diferentes momentos de aprendizagem.

 

O resultado, apresentamos agora. Que seja forte em sua singeleza.

 

Ensino Fundamental I – Escola de Aplicação – Maio de 2020
Edição: Profa Maria Claudia Robazzi
Música: Dennis Duarte
Profa Fabiana Dias – Escola de Aplicação da FEUSP