Escola de Aplicação da FEUSP

Ex-alunos voltam à escola para conversar sobre o ingresso na vida universitária

No dia 05 de outubro de 2019, após contato com o Professor Ernani Nagy de Moraes, a EAFEUSP recebeu a visita dos ex-alunos Lucas Calado e João Francisco Spegiorin, que concluíram o Ensino Médio em 2018.

Os dois são primeiro anistas no Ensino Superior, Lucas cursando Biologia e, João Francisco, Engenharia Civil, ambos na USP.

No primeiro semestre deste ano eles já haviam feito um bate-papo com os estudantes do atual 3º ano do EM, e agora estenderam a conversa aos colegas do 2º ano.

Durante a atividade, puderam trocar experiências sobre:

• ansiedade quanto à finalização do Ensino Médio e da escola;
  • desejo de cursar o ensino superior;
  • fazer, ou não, cursinho para prestar vestibulares;
  • participação nas Feiras de Profissões e no Programa USP e as Profissões para promover maior engajamento e conhecer mais sobre carreiras e cursos;
  • sistema de ingresso nas universidades públicas;funcionamento do ENEM;
  • como anda a USP diante de cortes em pesquisa;
  • vida universitária, desde o bandejão à Iniciação Científica; da Semana da Pátria à qualidade das aulas.

Foi um dia muito animado, e certamente faz a diferença ouvir as experiências de quem acabou de passar pelo desafio do vestibular!

Lucas e João Francisco deixaram seus contatos com os colegas para que possam seguir trocando experiências. E pretendem voltar no 1º semestre de 2020, no mesmo grupo, para aprofundar a conversa, tratando de SISU e outros.