Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Comunicados

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP

Em agosto de 1996 foi elaborado um documento por Docentes da Faculdade de Educação e aprovado na Congregação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo enunciando os princípios gerais do Projeto Pedagógico da EAFEUSP.

Este documento foi retomado para leitura e discussão coletiva com toda Comunidade Escolar no Ciclo de Avaliação, em dezembro de 2010.


principios-norteadosSão dez os princípios norteadores da EAFEUSP:

1. O fim primeiro da Escola é promover a apropriação do saber historicamente produzido e a isto devem reporta-se todos os seus esforços.

2. Para além de toda consideração pragmatista, a Escola terá presente o valor intrínseco do saber, promovendo sua valorização pelo educando, como condição de realização do próprio aprendizado escolar.

3. A Escola alargará a relação do sujeito com o objeto do conhecimento para além do conteúdo das disciplinas escolares tradicionais, incluindo as dimensões da produção cultural.

4. A educação para a cidadania será preocupação básica e intrínseca à própria razão de ser da Escola.

5. A Escola levará em conta a heterogeneidade sociocultural e econômica bem como todo tipo de diferenças individuais presentes entre seus alunos, promovendo a apropriação do saber a despeito de tais heterogeneidades e diferenças.

6. Como elemento imprescindível no processo de realização dos objetivos, a avaliação constituirá um processo permanente que permeará todas as atividades e procedimentos no interior da Escola, procurando dar conta do desempenho de todos os envolvidos.

7. A Escola deverá dispor de adequadas condições pedagógicas, materiais, técnicas e humanas para a realização de seus fins.

8. No provimento de condições objetivas de funcionamento da Escola, atenção especial será dada a manutenção de um sistema permanente de formação profissional dos educadores escolares.

9. Fundada nos princípios de cooperação entre os agentes envolvidos e de utilização racional dos recursos disponíveis, a estrutura administrativa será concebida de modo a constituir-se na mediação eficiente para a realização dos fins educativos da Escola.

10. O projeto pedagógico da Escola pautado em princípios aprovados pela Congregação da FEUSP, será um processo em constante elaboração e contará com o envolvimento de toda comunidade escolar.