Plantões de Dúvidas

Plantões de Dúvidas

Além das aulas regulares e das recuperações, a Escola de Aplicação oferece outros momentos e oportunidades para que os alunos possam dirimir suas dúvidas. Um deles são os Plantões de Dúvidas, oferecidos por diversas disciplinas, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio. Em Matemática, os plantões se revestem de grande importância, sendo uma nova oportunidade para um atendimento mais individualizado e personalizado.

Contudo, os plantões não são destinados apenas a esses alunos. Na verdade, todos os alunos podem frequentar esses espaços, de acordo com suas necessidades, pois os plantões podem ser utilizados para:

  • tirar dúvidas de conteúdos desenvolvidos nas aulas regulares;
  • resolver listas de exercícios ou tarefas (lições de casa), individualmente ou em grupos;
  • aprofundar conhecimentos relativos a algum conteúdo matemático, desenvolvido ou não em sala de aula.

Todas as atividades solicitadas pelos professores são apresentadas na sala de aula. Entretanto, em alguns casos, os plantões podem ser uma segunda oportunidade para que os alunos apresentem atividades que, por algum motivo, não conseguiram mostrar nas aulas regulares.

Os plantões de dúvidas de Matemática são opcionais, mas necessários, tanto para os alunos com dificuldades, quanto para aqueles que querem ir além, para aprofundar seus conhecimentos.

[box title=””]

Em 2017, os plantões de Matemática ocorrem às terças-feiras, das 14h10 às 16h e são organizados da seguinte forma:

Prof. Henri – 6º e 7º ano EF – Local: Sala 111 do bloco C

Prof. Josenilton – 8º e 9º ano EF – Local: Sala 200 do bloco C

Prof. Ernani – 1º, 2º e 3º ano EM – Local: Sala 101 do bloco C

[/box]

Os plantões de dúvidas dos professores Josenilton e Ernani contam ainda com bolsistas do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que são alunos da graduação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP). São dez bolsistas: cinco para o Ensino Fundamental II (8º e 9º ano EF) e cinco para o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano EM). A presença desses bolsistas possibilita a ampliação do atendimento aos nossos alunos, de forma quase que personalizada, o que nem sempre conseguimos garantir nas aulas regulares.

Recomendamos que pais e demais responsáveis acompanhem o calendário de recuperações do trimestre. Alunos que estão de recuperação em alguma disciplina devem, obrigatoriamente, frequentar as aulas de recuperação. Às terças-feiras, qualquer aluno que não tenha recuperação pode frequentar os Plantões de Dúvidas