PIBID

PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Desde 2011, a Escola de Aplicação conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), projeto que traz os cursos de licenciatura para dentro da sala de aula através da atuação de bolsistas de várias áreas do conhecimento.

O subprojeto de Matemática do PIBID na Escola de Aplicação foi o pioneiro na USP, contando hoje com 10 bolsistas do curso de licenciatura do IME supervisionados pelos professores Ernani e Josenilton. O projeto também conta com a coordenação de área do Prof. Dr. Antônio Carlos Brolezzi e com a coordenação Institucional do Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos.

Visando garantir uma melhor formação como futuros professores, os bolsistas do PIBID de Matemática participam de várias atividades semanais, sendo elas: participação em sala de aula, participação nos plantões de dúvidas, nas recuperações e em reuniões de supervisão. Além disso, os bolsistas também desenvolvem oficinas, aulas e materiais de apoio para os alunos, podendo, assim, experienciar o cotidiano escolar e a rotina do professor.

Ao final de cada ano letivo, bolsistas e supervisores elaboram relatórios individuais com todas as atividades realizadas no PIBID de Matemática. Nestes relatórios percebemos uma grande satisfação por parte dos graduandos, onde relatam uma real contribuição para a sua formação docente, o que podemos atrelar ao relato de inúmeros pais, alunos e professores que sentem a diferença na aprendizagem dos alunos quando contam com a participação dos bolsistas. Dessa maneira, fica evidenciando o vínculo desejado entre Escola e Universidade.