Passeio poético – 2017

PASSEIO POÉTICO 2017

Os textos que compõem a presente coletânea são fruto de leituras, pesquisas e atividades de exploração de recursos expressivos da Língua Portuguesa em diversos contextos comunicativos e variados gêneros textuais.

O tema escolhido faz parte da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro, concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas promovido pelo Ministério da Educação. A Escola de Aplicação, através do Projeto Língua Mátria, participa do concurso desde 2014. O concurso é bienal, por isso, em 2017, não houve edição, no entanto as professoras de Língua Portuguesa desenvolvem continuamente as oficinas e atividades propostas pelo concurso como um incentivo às produções autorais dos alunos. Este trabalho faz parte do plano de ensino da disciplina e ocorre tanto nas aulas regulares quanto no espaço projeto.

É interessante notar como cada aluno-poeta escolheu o seu lugar no mundo para ser retratado — rua, condomínio, bairro, cidade, estado ou país —, e qual o olhar de cada um desses jovens autores.

Valorizamos o uso da linguagem figurada, presente na linguagem do dia a dia e de maneira especialmente criativa na expressão poética. A experiência de leitura de poesia, arte da palavra, repleta de inesperados jogos e significados, ampliou-se com a elaboração de textos e ilustrações.

Convidamos a todos a desbravar os lugares nesse passeio poético.

[icon id=”link”] Coletânea dos Poemas – 6º ano EF

 

Boa leitura!

Profa. Elaine M. Mota
Profa. Andréa G. Araújo
6º ano – 2017