Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Comunicados

Eventos da EA em comemoração ao mês da Francofonia

Entrevista com o autor francês Fabien Toulmé – 21/03/2018 (quarta-feira/manhã)

Estudantes do 8º ano do EF2 entrevistarão Fabien Toulmé, autor francês do livro “Não era você que eu esperava” (2017), traduzido por Fernando Scheibe.

“Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente.”

(fonte: https://grupoautentica.com.br/nemo/area-77)

 

 

 


Apresentação musical do grupo liderado pelo senegalês Oumar Ndiyae no Colégio Santa Cruz – 22/03/2018 (quinta-feira/manhã)

As turmas do 9º ano do EF2 e as/os estudantes de Francês do Ensino Médio irão ao Colégio Santa Cruz  para assistir à apresentação musical do grupo liderado pelo congolês Oumar Ndiyae.

“Oumar Ndiaye é um músico senegalês que nasceu em Dakar e cresceu na Ilha de Goreia. Sua música é uma mistura das melodias do Fouta (região situada ao norte do Senegal) com os ritmos “gumbé e assiko” das ilhas. Acompanhado de uma banda ou somente de seu violão, sua voz melodiosa e envolvente encanta a todos. Os temas de suas músicas são variados e evocam a paz no mundo, o amor, a esperança e os costumes do Senegal.

Oumar Ndiaye construiu uma rica carreira musical no Senegal com o lançamento de 6 álbuns no mercado e um lançamento internacional de seu álbum Talibé com a Produtora musical Coast to Coast com sede na Holanda. Chegou ao Canadá em 2009, ganhou o troféu Syli d’argent de produções de música mundial de noites africanas. Teve participação com sua música no filme do cineasta canadense Roger Cantin, «Un cargo pour l’Afrique» (Um navio de carga para a África). Depois do Senegal e do Canadá, Oumar Ndiaye instalou-se no Brasil, onde pretende apresentar aos brasileiros o sabor da bela música de seu país.” (Fonte: documento enviado pelo Consulado Geral da França, 2018)

 


8º Festival de Cinema Francófono da EAFEUSP – CINUSP Paulo Emílio (ver calendário do festival)

As turmas de Francês do 3º ano do Ensino Médio estão organizando o 8º Festival de Cinema Francófono da EAFEUSP. As alunas e os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio serão convidados durante as aulas regulares de LEM e também receberão um convite pelo Facebook.

Os filmes serão exibidos no CINUSP Paulo Emílio, localizado próximo ao Restaurante Central do CRUSP, nos dias e horários divulgados no Facebook e no site da escola.

Para poder participar do festival, as/os estudantes devem retirar o ingresso com as professoras de francês ou com as/os representantes de francês do 3º ano do Ensino Médio.

Datas e filmes:

  • 26 de março(segunda-feira) – Ma vie de courgette
  • 06 de abril (sexta-feira) – Demain tout commence
  • 09 de abril (segunda-feira) – Les Bleus

Horário: 13h50 às 16h00

Organização: Estudantes de Francês do 3º ano EM

Local:
Sala Cinusp Paulo Emílio Rua do Anfiteatro, 181. Colméia – Favo 04. Cidade Universitária São Paulo, SP.