ensino fundamental ii

compreende os 4 anos finais do fundamental, do 6º ao 9º ano

ÉTICOS: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa, e de compromisso com a promoção do bem de todos, contrapondo-se a quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação.

POLÍTICOS: de conhecimento e de defesa dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à Educação, à Saúde, ao Trabalho, aos Bens Culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; e da redução das desigualdades sociais e regionais.

ESTÉTICOS: do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações linguísticas e culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.

EDUCACIONAIS: do ensino ministrado com base na equidade e na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; da gestão democrática do ensino público; da valorização da experiência extra-escolar; da vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

O Ensino Fundamental de Nove Anos (EFI e EFII), considerando que o cuidar e o educar são funções indissociáveis da escola,  tem por objetivos:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, com crescente autonomia e participação nos processos escolares, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e de conhecimentos matemáticos;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia, das ciências, das práticas corporais e dos valores em que se fundamenta a vida social;

III – a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para a participação democrática e para a construção de uma visão crítica do mundo, com destaque para a solidariedade e o respeito mútuos.

ENSINO FUNDAMENTAL II

O Ensino Fundamental II compreende os quatro últimos anos do Ensino Fundamental de Nove Anos, e se organiza em dois ciclos: do 6º ao 7º ano e do 8º ao 9º ano.

Tem por objetivos:
A ampliação e a sistematização de conhecimentos e saberes articulados nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas de forma que os referenciais próprios de cada componente curricular contribuam para a formação do educando.

O desenvolvimento de procedimentos que possibilitem aos educandos o acesso autônomo às diferentes áreas do conhecimento, buscando articular suas vivências e saberes com os conhecimentos historicamente acumulados, contribuindo, assim, para construção de sua identidade.

ENDEREÇO

CONTATO

FEUSP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Comunicados