ensino médio

compreende os 3 anos finais da educação básica

ÉTICOS: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa, e de compromisso com a promoção do bem de todos, contrapondo-se a quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação.

POLÍTICOS: de conhecimento e de defesa dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à Educação, à Saúde, ao Trabalho, aos Bens Culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; e da redução das desigualdades sociais e regionais.

ESTÉTICOS: do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações linguísticas e culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.

EDUCACIONAIS: do ensino ministrado com base na equidade e na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; da gestão democrática do ensino público; da valorização da experiência extra-escolar; da vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio compreende os três últimos anos da Educação Básica (1º, 2º e 3º anos) e propõe-se à consolidação e ao aprofundamento dos conhecimentos e das habilidades trabalhados no Ensino Fundamental visando à formação para o pleno exercício da cidadania. A continuidade do desenvolvimento da autonomia e da capacidade de aprender, refletir e compreender o mundo físico, social e cultural funda-se em uma perspectiva na qual educação e prática social são indissociáveis.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as disciplinas do currículo se organizam a partir do trabalho como princípio educativo, da pesquisa como princípio pedagógico, dos direitos humanos como princípio norteador e da sustentabilidade socioambiental como meta universal, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos.

Tem ainda como objetivos:
A constituição do sujeito, buscando a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática com vistas à transformação social; A constante reflexão sobre o mundo do trabalho, entendendo essa esfera como fundamental ao pleno exercício da cidadania.

No Ensino Médio, os alunos e alunas da Escola de Aplicação cursam as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: Gramática
  • Língua Portuguesa: Literatura
  • Matemática I: Álgebra
  • Matemática II: Geometria
  • Biologia
  • Química
  • Física
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Língua Estrangeira Moderna: Inglês, Francês ou Espanhol (*)
  • Arte: Música, Artes Plásticas ou Teatro (*)
  • Educação Física (**)

(*) Ao final do 9o ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Arte e Língua Estrangeira Moderna, os alunos e alunas optam por uma linguagem artística (Teatro, Música ou Artes Plásticas) e uma língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) para cursarem durante os três anos do Ensino Médio.

(**) Há quatro modalidades oferecidas: lutas, ginástica, jogos e dança. Os alunos fazem anualmente a opção por uma das modalidades, e as turmas formadas têm alunos dos três anos do Ensino Médio.

ENDEREÇO

CONTATO

FEUSP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Comunicados