Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Comunicados

Ens. Medio

Ensino Médio

lateral-ef1ÉTICOS: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa, e de compromisso com a promoção do bem de todos, contrapondo-se a quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação.

POLÍTICOS: de conhecimento e de defesa dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à Educação, à Saúde, ao Trabalho, aos Bens Culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; e da redução das desigualdades sociais e regionais.

ESTÉTICOS: do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações linguísticas e culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.

EDUCACIONAIS: do ensino ministrado com base na equidade e na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; da gestão democrática do ensino público; da valorização da experiência extra-escolar; da vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


ENSINO MÉDIO

lateral-medioO Ensino Médio compreende os três últimos anos da Educação Básica (1º, 2º e 3º anos) e propõe-se à consolidação e ao aprofundamento dos conhecimentos e das habilidades trabalhados no Ensino Fundamental visando à formação para o pleno exercício da cidadania. A continuidade do desenvolvimento da autonomia e da capacidade de aprender, refletir e compreender o mundo físico, social e cultural funda-se em uma perspectiva na qual educação e prática social são indissociáveis.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as disciplinas do currículo se organizam a partir do trabalho como princípio educativo, da pesquisa como princípio pedagógico, dos direitos humanos como princípio norteador e da sustentabilidade socioambiental como meta universal, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos.

Tem ainda como objetivos: A constituição do sujeito, buscando a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática com vistas à transformação social; A constante reflexão sobre o mundo do trabalho, entendendo essa esfera como fundamental ao pleno exercício da cidadania.


No Ensino Médio, os alunos e alunas da Escola de Aplicação cursam as seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa: Gramática Língua Portuguesa: Literatura Matemática I: Álgebra Matemática II: Geometria Biologia Química Física

História Geografia Filosofia Sociologia Língua Estrangeira Moderna: Inglês, Francês ou Espanhol (*) Arte: Música, Artes Plásticas ou Teatro (*) Educação Física (**)

 

(*) Ao final do 9o ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Arte e Língua Estrangeira Moderna, os alunos e alunas optam por uma linguagem artística (Teatro, Música ou Artes Plásticas) e uma língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) para cursarem durante os três anos do Ensino Médio. (**) Há quatro modalidades oferecidas: lutas, ginástica, jogos e dança. Os alunos fazem anualmente a opção por uma das modalidades, e as turmas formadas têm alunos dos três anos do Ensino Médio.