Filter by Categories

Our Blog

Prezadas famílias da Escola de Aplicação,

No dia 17 de agosto, tivemos o sorteio das vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental 2019 da Escola de Aplicação da FEUSP.

Houve um erro no procedimento do sorteio para as vagas da categoria III, que consistiu em iniciar o sorteio pelo globo da centena e, ao prosseguir na composição do número, aguardar um número válido (entendemos por número válido aquele que tem correspondência com a quantidade de inscritos, no caso da categoria III, foram 321 inscritos).

No momento em que um integrante da plateia questionou o procedimento adotado no sorteio, faltava apenas dois números a serem sorteados da Categoria III. Decidimos sortear os dois últimos números e interromper o sorteio para solicitar a avaliação do procedimento por um  professor de Matemática da Escola e por um docente do IME (Instituto de Matemática e Estatística) da USP.

Esses profissionais, ao avaliarem os procedimentos, confirmaram a necessidade de cancelar o primeiro sorteio da categoria III e iniciar o processo novamente da seguinte maneira: sorteio do número iniciando pela centena e, diante de um número que não tinha correspondência com uma inscrição, retomar o sorteio desde a centena.

O sorteio das vagas da categoria II não precisou ser refeito, pois havia 54 inscritos e as bolinhas de número 01 a 54 foram todas colocadas dentro de um único globo.

Nos anos anteriores, o sorteio teve início com o globo da unidade e quando o globo da centena sorteava um número não válido, o sorteio reiniciava novamente pelo globo da unidade.

Ao final da mensagem, apresentamos o registro dessa ocorrência, também disponível no site e no mural externo da secretaria da Escola.

Para consultar a lista de alunos sorteados para o 1ºano EF 2019

Clique aqui

Registro de ocorrência durante a realização do sorteio das vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da FEUSP para 2019

O sorteio das vagas da Categoria III teve início com o globo das centenas e  cada vez que a centena 3 era sorteada, procedíamos o sorteio da dezena até que um número válido (0, 1, 2) fosse sorteado. Houve contestação dos presentes indicando que, desse modo, estaríamos privilegiando os inscritos a partir do 300 até 321. O sorteio prosseguiu até o 20º sorteado seguindo esse procedimento. Houve pausa para consulta ao Prof. Ernani Nagy de Moraes, professor de matemática da Escola de Aplicação e ao docente do Instituto de Matemática e Estatística-IMEUSP, Prof. Dr. Gilberto Alvarenga Paula. Foi indicado que o primeiro sorteio fosse anulado e reiniciado pela centena, mas quando o número da dezena fosse acima do total de inscritos, o processo seria reiniciado desde a centena. O Prof. Ernani esteve presente ao auditório e houve esclarecimentos a todos os presentes. Após isso, o sorteio foi reiniciado garantindo um número válido na sequência centena, dezena e unidade. Não houve necessidade de reiniciar o sorteio da Categoria II, pois havia um único globo com bolinhas para cada número, ou seja, 01 até 54. A decisão pela anulação do primeiro sorteio e, consequentemente,  o reinício com o procedimento explicitado decorreu da necessidade de garantir a mesma probabilidade de sorteio para todos os 321 inscritos na Categoria III.

Atenciosamente,

Profa. Marlene Isepi e Profa. Fátima Morissawa