Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Comunicados

Our Blog


Prezadas famílias da Escola de Aplicação,

No dia 17 de agosto, tivemos o sorteio das vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental 2019 da Escola de Aplicação da FEUSP.

Houve um erro no procedimento do sorteio para as vagas da categoria III, que consistiu em iniciar o sorteio pelo globo da centena e, ao prosseguir na composição do número, aguardar um número válido (entendemos por número válido aquele que tem correspondência com a quantidade de inscritos, no caso da categoria III, foram 321 inscritos).

No momento em que um integrante da plateia questionou o procedimento adotado no sorteio, faltava apenas dois números a serem sorteados da Categoria III. Decidimos sortear os dois últimos números e interromper o sorteio para solicitar a avaliação do procedimento por um  professor de Matemática da Escola e por um docente do IME (Instituto de Matemática e Estatística) da USP.

Esses profissionais, ao avaliarem os procedimentos, confirmaram a necessidade de cancelar o primeiro sorteio da categoria III e iniciar o processo novamente da seguinte maneira: sorteio do número iniciando pela centena e, diante de um número que não tinha correspondência com uma inscrição, retomar o sorteio desde a centena.

O sorteio das vagas da categoria II não precisou ser refeito, pois havia 54 inscritos e as bolinhas de número 01 a 54 foram todas colocadas dentro de um único globo.

Nos anos anteriores, o sorteio teve início com o globo da unidade e quando o globo da centena sorteava um número não válido, o sorteio reiniciava novamente pelo globo da unidade.

Ao final da mensagem, apresentamos o registro dessa ocorrência, também disponível no site e no mural externo da secretaria da Escola.

Para consultar a lista de alunos sorteados para o 1ºano EF 2019

Clique aqui

Registro de ocorrência durante a realização do sorteio das vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da FEUSP para 2019

O sorteio das vagas da Categoria III teve início com o globo das centenas e  cada vez que a centena 3 era sorteada, procedíamos o sorteio da dezena até que um número válido (0, 1, 2) fosse sorteado. Houve contestação dos presentes indicando que, desse modo, estaríamos privilegiando os inscritos a partir do 300 até 321. O sorteio prosseguiu até o 20º sorteado seguindo esse procedimento. Houve pausa para consulta ao Prof. Ernani Nagy de Moraes, professor de matemática da Escola de Aplicação e ao docente do Instituto de Matemática e Estatística-IMEUSP, Prof. Dr. Gilberto Alvarenga Paula. Foi indicado que o primeiro sorteio fosse anulado e reiniciado pela centena, mas quando o número da dezena fosse acima do total de inscritos, o processo seria reiniciado desde a centena. O Prof. Ernani esteve presente ao auditório e houve esclarecimentos a todos os presentes. Após isso, o sorteio foi reiniciado garantindo um número válido na sequência centena, dezena e unidade. Não houve necessidade de reiniciar o sorteio da Categoria II, pois havia um único globo com bolinhas para cada número, ou seja, 01 até 54. A decisão pela anulação do primeiro sorteio e, consequentemente,  o reinício com o procedimento explicitado decorreu da necessidade de garantir a mesma probabilidade de sorteio para todos os 321 inscritos na Categoria III.

 

Atenciosamente,

Profa. Marlene Isepi e Profa. Fátima Morissawa
Direção  da Escola de Aplicação da FEUSP

Comments are closed.